sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Luta!

No dia em que a activista paquistanesa Malala Yousafzai e o activista dos direitos humanos indiano Kailash Satyarthi foram laureados com o prémio Nobel da Paz dei por mim a pensar na luta.

O que nos faz lutar e nos faz não lutar?

A Paz é fim último das nações, disse-nos Rudolf Ihering em 1972 e só pode ser obtida pela Luta. Luta pelos direitos e Luta pelo direito. O autor, considera que na parte central da luta dos cidadãos pelos seus direitos está a defesa de suas condições de existência e, num sentido mais amplo, a garantia das condições de existência da própria sociedade. Mas o pensamento que mais me despertou para esta reflexão é que o resultado da guerra de uma geração, é a paz que se desfruta nas seguintes.

A Amnistia Internacional afirma que para se ser activista “A única coisa de que necessita é de vontade de fazer a diferença. E, claro, de acreditar que os Direitos Humanos devem ser respeitados em todas as ocasiões”.

O indivíduo é produto de uma sociedade e a sociedade é produto dos indivíduos. As relações entre indivíduo e sociedade e acção e estrutura não são dissociáveis. Assim considero que nada, separa a consciência individual da consciência colectiva e não existe o bem-estar indivíduo sem bem-estar colectivo. Por isso, vamos à Luta!

Sem comentários:

Enviar um comentário